Avançar para o conteúdo principal

ADORAMOS PYTHON!!

PYTHONNN!!!!

Esta foi a unidade que mais gostamos!
Até consideramos a unidade que quisemos mesmo aprender desde o início do quão interessante foi. O facto de puxar pela cabeça e pelas nossas capacidades de resolver problemas, sendo o melhor a satisfação que se obtém após a resolução de um problema complicado.


Aprendemos o básico necessário para construir qualquer programa como, por exemplo, as variáveis. As variáveis são expressões, ou apenas letras, que definem várias cenas, como estes tipos:
  • int - para números inteiros
  • float - números com casa decimal
  • string - para palavras/expressões ou frases, estas que têm de ser introduzidas sempre com aspas atrás e á frente
No entanto, há certas regras, sendo que não podem ter espaço as expressões, nem começar por um número e, de caracteres, apenas podem conter o underscore - "_". Ou seja, por exemplo: aceitáveis - "n", "numero4", "joao_borges"; inaceitáveis - "1resposta", "joao borges", "pergunta-1".


Para podermos utilizar estas variáveis para resolver os problemas, necessitamos de mais alguma coisa. Neste caso, a função if e o ciclo for, em que criamos as condições (if) para realizar, ou não, uma ação. Os ciclos for servem para podermos repetir uma ação ou uma série delas, as vezes que quisermos, com a alteração de uma variável, da maneira que escrevemos - (0,100,10) - (número inicial, "número final" (neste caso é sempre o número anterior que a variável toma no fim, como um intervalo aberto em matemática!), variação da variável escolhida). Para que estas entrem em ação, é necessário colocar 2 pontos no fim da linha e iniciar na seguinte com o espaço de distância predefinido da última condição/ciclo utilizado. Tal como no último post, temos aqui o exemplo da série de Fibonacci:


Esperemos que este resumo vos faça perceber o quão fácil Python consegue ser e que a prática traz a perfeicão!
Boa sorte nessa jornada :)




Comentários