Olá a todos!
Na aula do dia 28 de outubro, a nossa professora, que está a estagiar de momento, apresentou-nos um jogo muito interessante, pelo menos do ponto de vista do Tiago, o Jaime ainda estava um pouco confuso!
O jogo era baseado na forma como os números se representam na forma binária. Havia um certo número de folhas, onde num lado estava impresso o número 1, no outro o número 0, visto que é assim que se representam números na forma binária. Dependendo do número de pessoas a jogar, haveria um número máximo que se poderia formar, que seria sempre 2 elevado ao número de jogadores menos um. Isto deve-se ao facto de como se transformam os números binários em algarismos. O diagrama seguinte pretende representar como se faria:
Em suma, cada número de um código binário tem outro associado a si (os números a vermelho), que começa no 0, e conta da direita para esquerda. Esse número associado será o expoente de uma base 2, se o número for 1, como representado na figura. Assim, o código 100101 representa o número 32+4+1=37.
Na aula, foi ao contrário, a professora estagiária dava-nos um número e nós, em fila, lado a lado, teríamos de o formar, pensando em quais potências de base 2 (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, etc) eram necessárias para formar esse número, e cada pessoa associada às potências necessárias virava o 1 para a turma, o resto deixava estar o 0 virado para todos. Começou-se com grupos pequenos, para facilitar as contas, mas foi-se adicionado cada vez mais alunos à fila, aumentando qual seria o maior número possível de fazer, sendo, por isso, cada vez mais difícil.
Nós achámos este jogo bastante interessante e de certeza que gostaríamos de o repetir!
E vocês? Experimentem e contem-nos como correu!
Já agora, para testar a vossa capacidade, que número está representado aqui 101011110?
Até à próxima!
Comentários
Enviar um comentário