Avançar para o conteúdo principal

Muitas Cores!!

Modelos de cor

Olá a todos!
Hoje nós trazemos a maneira como as mesmas cores são dispostas de maneiras diferentes, para diferentes aplicações, visto que está presente em tudo o que observamos!
Existem diversos modelos de cor, podendo estes ser aditivos - luz emitida - ou subtrativos - dependem da reflexão da luz.

RGB

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar deste modelos de cor, principalmente porque vem identificado em caixas de monitores de computador, em televisões, principalmente. Mas, se não sabem, nós vamos explicar!
A sigla RGB vem do inglês - Red, Green, Blue, ou seja, estas três cores são as cores primárias do modelo.
É um modelo aditivo, visto que depende da emissão das cores pelos monitores/televisões. Assim, para a representação de cada cor, existem números que definem os valores de cada uma das cores principais, podendo ser: decimal (0-1), percentual (0-100%), hexadecimal (00 a FF) ou inteiro (0-255).
 


Como se pode ver pela primeira tabela, neste modelo a junção das três cores primárias é o branco e a ausência destas é o preto.
O uso deste modelo em monitores e televisões deve-se ao facto dos olhos humanos interpretarem os comprimentos de onda de luz vermelha, verde e azul. Ao serem emitidas pelo monitor, é possível produzir milhões de cores diferentes!

CMYK

    Por mais que muita gente não sabia ao que se refere, muitos usam este modelo com frequência, visto que é o usado nas impressoras, principalmente, mas também em pinturas! No início, era apenas CMY (Cyan, Magenta,Yellow), mas para facilitar a impressão, foi adicionado o Blac(CMYK).
    Como este modelo é refletivo, tudo o que é impresso tem como intenção refletir a luz que lhe incide, no espetro da cor pretendida, baseando-se na Natureza, ao absorver o espetro não pretendido, refletindo a cor que se pretende mostrar.
    Assim, devido ao facto de ser um modelo subtrativo, a junção de todas as cores é o preto e a sua ausência é o branco, visto que a ausência da absorção é o espetro todo da luz refletido (branco) e a junção de todas as cores leva à absorção total do espetro da luz, obtendo-se o preto.

HSV

Este é um modelo ainda menos comum, mas com muitas utilizações! É definido por Hue (Tonalidade), Saturation (Saturação) e Value (Valor) - HSV. Cada uma das letras apresenta uma funcionalidade neste modelo.

Hue - Tonalidade

A Tonalidade é a cor pura, ou seja, com a Saturação e a Luminosidade nos seus valores máximos e exprime-se entre os valores 0º e 360º.

Saturation - Saturação

A Saturação define a intensidade da Tonalidade, ou seja, se a cor é batida (0%) ou pura/forte (100%), descrevendo o quão viva é a cor ou, em termos técnicos, a quantidade de cinza na cor. Assim, esta define a quantidade de branco e preto na cor - 0%, em que é uma aproximação do cinzento/inexistência de cor, e 100%, em que não existe nem branco nem preto na cor, sendo, efetivamente, uma cor pura/saturada!

Value - Valor

Este, por sua vez, vai definir a luminosidade (luz refletida) ou o brilho (luz emitida) - luminância - da cor, variando, também, de 0 a 100%, na quantidade de luz que contém a cor! Isto é, se o valor for 0%, é preto, se for 100%, a cor é saturada.

Pela facilidade da manipulação da cor, este modelo é muito usado por artistas, visto que seria muito mais difícil mexer com os valores (0-255) no modelo RGB, para acertar na cor pretendida.

YUV

Nos outros modelos, RGB e CMYK, a informação da crominância/cor e luminância é guardada juntamente, ao contrário deste modelo, que guarda cada informação separadamente - Luminância (Y) e Crominância, ou cor, (U = blue - Y, V - red - Y). A diferença é que guarda menos informação no total, visto que só guarda um valor de luminância por pixel enquanto que, por exemplo, o modelo RGB guarda três valores, um para cada cor. Com este modelo, uma imagem a preto e branco é bastante leve, visto que só é necessário guardar os valores de luminância. Assim, permite a compressão de dados com pouca perda de qualidade visual, visto que a crominância é menos sensível para a visão humana do que a luminância, podendo, então, reduzir-se a informação relativa à crominância.

Até um próxima vez!



Webgrafia:


Comentários