"Fake News" & "Deepfake"
Olá a todos!
Hoje estamos aqui para falar um pouco sobre a informação presente na internet. Ultimamente, tem se visto cada vez mais informação falsa, com o objetivo de nos enganar.
A estas notícias, que contêm informação falsa, com o objetivo de nos enganar, de nos fazer pensar que algo aconteceu mas na realidade nada ocorreu, dá-se o nome de "Fake News", ou, em português, Notícias Falsas.
Normalmente, para apanhar a atenção inicial dos utilizadores, estas notícias apresentam títulos e imagens que sejam chocantes, que surpreendam e que atraiam a atenção das pessoas. Este método usado é chamado de "clickbait". Aqui estão alguns exemplos:
Normalmente, as notícias em si contêm desde mentiras a conquistas que apenas uma pequena percentagem consegue, de forma a fazer os leitores acreditarem para que partilhem a mesma, maioritariamente nas redes sociais.
Têm, também, surgido novos métodos de "criar" esta informação, sem ser apenas uma imagem com um título apelativo.
Deepfake
Tudo começou em dezembro de 2017, quando apareceu na rede social Reddit um utilizador, chamado deepfakes, que apresentou uma aplicação que tornava automática a criação destes vídeos, através da recriação do rosto de uma pessoa, a falar, no rosto da pessoa a impersonificar, incluindo a recriação de expressões faciais, movimentos dos lábios, olhar. Tudo isto a partir de uma foto, e de um vídeo criado com este objetivo.
Temos aqui um exemplo:
Porquê?
Provavelmente, a esta altura já te perguntas o porquê de tudo isto existir. Bem, é simples. Pode ser desde um método de mudar a opinião política das pessoas, falando mal ou elogiando certos lados da situação, até mesmo ganhar dinheiro, visto que hoje em dia é muita fácil colocar anúncios nos sites/vídeos que façam dinheiro aos próprios autores/criadores do conteúdo, ou através da promoção de um produto.
No caso dos deepfakes, devido à sua credibilidade, estes são ainda mais perigosos, para meios criminosos, ou para incriminar uma outra pessoa - é algo mais pessoal.
Precauções
Agora o que devem fazer para ter a certeza do que lêem/vêem?
É, mais importante do que tudo, verificar a fonte de origem, o autor/criador. Verificar se é relevante/conhecido por ser credível, se é uma fonte oficial. Também é importante verificar se mais alguma fonte que apoie a ideia tenha mais algum fundamento sem ser o próprio vídeo/a própria notícia. É necessário acrescentar que o uso de um pouco de senso comum ajuda. Também se pode recorrer a um especialista no assunto para confirmar ou negar o necessário.
Ambos estes métodos de partilha de informação falsa tem a sua forma e têm-se resolvido, com um esforço da comunidade.
Existe um programa chamado "Polígrafo" que dá na SIC, onde estas notícias que possuem características das fake news, são analisadas e, depois, chega-se à conclusão da veracidade desta.
Para os deepfakes, ainda não há uma solução assim, nem nada que analise o vídeo e nos apresente conclusões, resta-nos a nós o trabalho de verificarmos na existência de alguma inconsistência num movimento facial, na estrutura da cara ou algo que pareça que esteja de errado com a pessoa a falar.
No fim, convém ter a opinião de mais pessoas, mas é importante chamar as outras à atenção para que não caiam na mesma armadilha que nós e, se pertencer a alguma plataforma, mandar abaixo a notícia/o vídeo.
Pedimos desculpa pelo texto longo, mas agradecemos a vossa presença e esperamos que tenham um pouco mais de atenção na próxima vez que vos apanharmos na internet!
Até à próxima!
Comentários
Enviar um comentário